POWER BRANDING

Como utilizar a lei da TRIPLA CONVERGÊNCIA (Talento, Paixão e Renda). O “óbvio” segredo do sucesso.

A lei da tripla convergência nos diz que o segredo do sucesso se deve a união de três fatores essenciais:

  • Paixão: Amor por aquilo que faz
  • Talento: Competência natural
  • Renda: Reconhecimento motivador

A lei da Tripla Convergência, ou tripé do sucesso, é um conceito tirado do livro “O Óbvio que ignoramos” de Jacob Patry.

Este conceito vem nos trazer que apenas trabalhar com Paixão, sem alinhar os outros pontos do Tripé do sucesso, pode tornar a vida frustrante.

O filósofo Confúcio nos traz uma bonita filosofia: “ESCOLHA UM TRABALHO QUE VOCÊ AME E VOCÊ NUNCA TERÁ QUE TRABALHAR UM DIA EM SUA VIDA.” Porém, se trabalharmos apenas com amor (paixão), mas sem ter a devida competência (talento) e as recompensas justas (renda), a caminhada se tornará desgastante e você acaba perdendo algo que é valioso demais nos dias de hoje: TEMPO.

Sem querer derrubar a ideia de Confúcio (longe de mim!), mas acontece que fazer o que ama, ou que se tem paixão em fazer, é apenas um dos pilares do sucesso. Para seguir uma vida de alta performance, produtividade e com rentabilidade é necessário alinhar toda base da Tríade da tripla convergência.

PAIXÃO: O COMBUSTÍVEL

A paixão é o ponto de partida. Claro que fazendo algo que não se gosta

fazer, na melhor das hipóteses, te leva a uma vida cômoda, mas jamais se sentirá feliz, satisfeito e motivado. Muito pelo contrário, dificilmente encontrará razão para sair de casa.

A paixão nos traz o sabor e satisfação de estar realizando algo que realmente se faz sentir vívido e feliz, que nos empurra para a frente em direção de nossos objetivos e metas. Porém a paixão pode ser facilmente mutável, e de fato compreender bem esse ponto favorece o crescimento.

É ideal estar apaixonado por algo que faz, mas é importante trabalhar o desapego, terceirização de mão de obra e, até mesmo, mudança.

Um estudo de caso que gosto muito é o de Flávio Augusto, fundador da Wise up. Cresceu monstruosamente atuando como Top Player do mercado e em determinado momento da empresa, ainda no auge, por uma estratégia de mercado, ele se desfaz do empreendimento que ele viu nascer e crescer. Somos apaixonados por nossos filhos, mas em determinado momento eles precisarão caminhar com as próprias pernas. (frisando que Flávio Augusto, depois de determinado tempo, comprou a empresa de volta).

“Você será lembrado quando fizer a mesma coisa repetidas vezes e ainda apaixonadamente”

Claro que não é uma obrigação amar todos os processos que estarão alinhados na ação, mas o amor precisa estar impregnado de forma geral.

TALENTO: O QUE IMPULSIONA

A competência naquilo que é feito é fator primordial para traçar uma linha reta rumo ao sucesso. Portanto, quando se faz com amor, mas não se tem talento, o caminho não será impossível, mas certamente será muito mais duro. Quando se tem talento, somado à paixão, lhe é permitido fazer mais em menos tempo.

“O trabalho duro supera o talento quando o talento não trabalha duro”

Se faltar talento, se capacite. O caminho é mais duro, porém a vitória é mais saborosa.

RENDA: A SATISFAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO

Muitas vezes fazemos o que amamos e esquecemos das recompensas, porque, de fato, não damos a devida importância. Mas o reconhecimento pelo trabalho duro é fator motivador e nos leva a lapidar e buscar melhorar gradativamente tudo aquilo que fazemos.

Neste ponto do tripé, somos levados a levantar as métricas de nossas ações, observar os resultados, ver o que precisa ser melhorado e analisar todo o feedback das pessoas que absorvem o nosso produto (seja tangível ou intangível.

Não ignore o dinheiro, observe o valor de tudo aquilo que é feito, porque sem ele não há motivação (mesmo que haja motivação sem o devido reconhecimento a princípio, em determinado momento o reconhecimento fará falta), a frustração se apossa, o caminho fica mais difícil e a desistência ganha força, e não é o nosso foco.

Pronto. Agora some os três pilares ao seu dia a dia, torne-os um hábito e caminhe a passos largos em sua via de sucesso.

Algum projeto em mente? Vamos conversar

Tire do papel aquela ideia engavetada e vamos colocar em prática hoje. A chave para o seu sucesso é colocar a mão na massa.